Até o momento, temos 10.562 vias cadastradas em 1.844 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.898 vias Tradicional Clássica, 4.836 vias Esportiva, 658 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 17 vias Tradicional Esportiva.
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 430 metros
Descrição: 1a enfiada – Enfiada curta, pode ser emendada com a 2a enfiada se quiser. Consiste em dominar um trepa raiz até uma árvore. Parada natural.
2a enfiada – A via segue pela canaleta bem óbvia com vegetação. Proteção móvel, exceto em 2 lances antes da P2. O crux da enfiada está no início para ganhar a canaleta.
3a enfiada – A via segue pela canaleta protegendo em móvel. Lances fácies se intercalam com lances verticais em canaleta.
4a enfiada – Enfiada longa com uma seção mais dura na segunda metade.
5a enfiada – A canaleta fica mais aberta, mas o estilo de escalada continua do mesmo jeito.
6a enfiada – Crux! Começa num lance bem atlético para dominar uma fenda e depois segue até o início da chaminé estreita. Pode estar com muito espinho. A chaminé vai abrindo progressivamente até chegar na árvore que dá para ver de longe. Parada natural.
7a enfiada – Escalada em chaminé vertical com proteção fixa.
8a enfiada – Escalada em chaminé média com algumas passadas em invertidas e finaliza num diedro aberto. Parada na parede da direita.
9a enfiada – Começa em móvel até chegar no fim do totem, depois segue em fixa até a parada.
10a enfiada – Escalada em aderência com proteção fixa. O crux está na passagem mais vertical. Depois tem um esticão até o próximo lance mais vertical.
11a enfiada – Enfiada fácil. Começa com 3 chapas e depois tem um esticão longo até o cume. Expo!
Descida – É possível descer pela via, mas a melhor opção é descer pela “Águas Passadas” e voltar caminhando pela mata. Essa descida requer reconhecimento prévio
Para acessar a via Raiz Forte, use o acesso pela localidade de “Cinco Pontões”. Chegando na localidade, siga em direção à pedra e após cruzar a ponte tome a primeira à direita e logo em seguida à esquerda. Passe pela casa e siga em direção ao cafezal. Na estrada do cafezal, tome a 2a saída à esquerda. A partir desse trecho a estrada fica bastante ruim. Recomendado para carros 4×4. Siga pela estrada, passe pela porteira e estacione o carro numa área sombreada entre boulders, antes do “saleiro”. Siga caminhando pelo pasto e entre exatamente em frente à pedra. A mata é bem aberta e sem trilha definida.
Fonte: Naoki Arima
Equipamento mínimo necessário:
2 cordas de 60 m
2x Camalots #.5-#5
1x #6
Nut opcional
7 costuras
Fitas avulsas
Data da conquista: 25/01/2021
Comentários
Comentários são verificados automaticamente.
Carregando...
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários